O que é a Microfisioterapia?
A microfisioterapia é uma técnica terapêutica manual que busca identificar e tratar a causa de sintomas físicos ou emocionais por meio da reativação dos mecanismos naturais de autocura do corpo. Diferente da fisioterapia tradicional, que atua diretamente sobre lesões ou disfunções musculoesqueléticas, a microfisioterapia trabalha com toques sutis em pontos específicos do corpo, chamados de "micropalpações", para localizar memórias celulares de traumas físicos, emocionais ou ambientais que podem estar enfraquecendo a saúde do paciente.
Essa abordagem surgiu na França na década de 1980, desenvolvida pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini. A técnica tem como base conhecimentos da embriologia, filogênese e anatomia, além de princípios da medicina oriental e da osteopatia. A ideia central é que todo trauma vivido pelo organismo, se não for completamente processado ou eliminado, pode se manifestar mais tarde como dor, doença ou desequilíbrio emocional.
Os benefícios da microfisioterapia são amplos e envolvem melhora na qualidade do sono, alívio de dores crônicas, redução da ansiedade e estresse, fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar em casos de alergias, enxaquecas, problemas digestivos e questões emocionais. Por ser uma técnica não invasiva, é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive bebês e idosos.
Ao tratar a causa e não apenas os sintomas, a microfisioterapia promove uma verdadeira reeducação do organismo, contribuindo para o bem-estar físico e emocional do paciente.
Gostou e quer saber mais sobre Microfisioterapia, veja a seleção de livros que preparamos para ajudar em sua jornada de aprendizagem:
https://www.lojaodamtc.com.br/livros-impressos/microfisioterapia/